17.5.06

17/05/2005

Hoje vou deixar-vos aqui umas dicas para cozinhar sem muita gordura . Bastante interessante . Espero que gostem .

Jinhos


Uma alimentação rica em gordura é também rica em calorias e, portanto, está totalmente desaprovada como forma de perder peso.
É recomendável usar culinária menos gorda, diminuindo a quantidade de gordura usada na confecção dos alimentos ou usando molhos mais magros para temperar.
Deve-se guardar, para ocasiões especiais, os alimentos fritos tradicionais (batatas fritas, croquetes, rissóis, pastéis, filhoses), panados, folhados ou assados no forno com gordura.
Antes de cozinhar, recomenda-se retirar a pele às aves e gorduras aparentes das carnes; a pele dos peixes também deve ser retirada.
O leite inteiro e derivados (iogurte, queijo, requeijão) devem ser substituidos pelas variedades mais magras.
É preferível usar conservas de peixe em molho de tomate ou água em vez do conservado em óleo.

Ao refogar

Faz-se fritar a cebola (usando o dobro da quantidade que se usaria habitualmente) numa mistura de água e gordura (pouca), que se terá sempre de ir acrescentando com mais água. Para dar mais cor, junta-se no início uma colher de chá de polpa de tomate.

A gratinar

Usar queijo magro ralado que se prepara adquirindo queijo magro e deixando-o secar no frigorífico uns dias, antes de ralar.
A temperar saladasJuntar a uma colher de chá de azeite uma boa quantidade de sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas: orégãos, coentros… Em alternativa, preparar um molho de iogurte: Variante 1: Bater 2 dl de iogurte magro com o sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de ervas picadas (coentros, salsa, cebolinho, etc.). Temperar com sal e pimenta. Variante 2: Bater 2 iogurtes magros com 2 colheres de polpa de tomate e 1 colher de sobremesa de vinagre. Juntar 1 dente de alho picado e temperar de sal e pimenta.

Ao assar no forno

Apara-se previamente a carne de todas as gorduras visíveis. Prepara-se uma marinada com que se envolve a carne, durante 24h, no frigorífico, em recipiente fechado. A marinada pode incluir: alho, cebola, colorau, salsa, louro, vinho branco maduro, tomate, pimenta, rosmaninho ou tomilho (para a carne de porco) ou orégãos (para a carne de vaca). Esfrega-se bem a peça de carne com esta marinada que, depois de retirada, vai a assar em forno previamente aquecido, embrulhada em papel de alumínio ( de modo a que o suco não se perca para a assadeira), em tabuleiro untado com azeite. Para dar mais cor à carne, pode abrir-se o papel no final da cozedura.


Paparoca de hoje

PA : meio cacete integral com queijo e um bongo

Lanche : 1 iogurte

Almoço : 1 sandes e 2 Kiwis

Lanche : 1 iogurte Sveltesse



13 comentários:

TBR disse...

Essas dicas são fenomenais, obrigada!

Em relação às artes decorativas, gosto de decoupage, pintar com patines, adoro ponto cruz também mas há algum tempo de que não bordo nada. Também aprendi bijuteria e vou fazendo algumas coisitas, apesar do material ser caríssimo.
Jokinhas
Paty

_+*Ælitis*+_ disse...

Um bongo, um bongo, o bom sabor da selva, em cada pacotinho...

é assim a musica nao é?

cozinhar semgordura= ja o faço e quando cozinho uso azeite e natas magras. queijo magro tb para os gratinados mas que sao muito muito raros para mim.

Beijos grandes, grandes!

Zana disse...

Olá.
Essas dicas são muito úteis para nós que nos preocupanhos com a linha, e é mais saudável tb e não é por isso que o comer fica sem sabor.
Gostei muito.
Bjocas grandes

Luna disse...

Belas dicas :) às vezes nem pensamos a quantidade de calorias e gordura q podemos reduzir optando por cozinhar mais saudavelmente. Fizeste mto bem em publicar :)
Beijocas

Anónimo disse...

bem a minha comida é td cozinhada com azeite e kuando coloco margarinha é da light , mas d kualker forma essas informaçoes sao smp uteis. jokitas

Anónimo disse...

Essas sugestões são muito boas. Eu embora nunca faça fritos (os unicos que fiz foram uns sonhos na altura do natal), desde que estou de dieta ainda reduzi mais as gorduras nos alimentos. Desde que sei que 1 colher de sopa de azeite tem 90 kcal, mais do que 1 iogurte, e que a temperar uma salada ou num refogado punha sempre mais... tenho cuidado, no máximo 1 colher de sopa.
beijinhos

Anónimo disse...

olá linda!!! =)
Obrigado pelas dicas para cozinharmos!!:P

Sao sempre muito bem vindas..!

Beijinhos! ****

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Oi!
Obrigada pelas dicas!
Eu por acaso já usava alguns truquezitos desse tipo, mas é sp bom relembrar e divulgar!

1000 framboesas!
alda

Anónimo disse...

Olaaaaaaa!

Boas dicas, eu cozinho muito pouco, mas tento sempre usar pouca gordura e nca oleos|

Bjs

dani disse...

Olá!

Essas dicas são muito úteis. por acaso quando cozinho tento não usar muita gordura, por norma a que utilizo é o azeite, mas devia reduzir na quantidade.

Beijinhos

Anónimo disse...

Para já ainda não cozinho muito ... mas estas dicas são sempre bemvindas :) já registei!
Beijinho

amlm disse...

Olá!
sou +- nova nestas andanças.
acho que é a primeira vez que posto aqui.
Gostei muito destas dicas, deste-me umas ideias novas.
Um bongo um bongo o bom sabor da selva em cada pacotinho uma festa de 8 frutos
Adoro um bongo, dd miúda!!!
Boa pesagem amanhã
Beijinhos

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. shareware downloads microsoft antispam Ambien 26 bradycardia filter email software norton antispam 2005 key code antispam imap Decks patios driveways eureka utah Online marketing masters face lift for man connecticut antispam ware free Crabtree circuit breakers antispam 2b1 24 2bcrack Valium half life drug testing http://www.baccarat-8.info/free-scrabble.html Montego bay apartment bedroom bondage bitdefender antispam toolbar What company created bontril rozstpy cellulitis free spam blocker